Fraternidade Filhos de Maria

Lembra-te que não há caminho mais curto e seguro que o da obediência. (Santa Gemma Galgani)

Quem somos

A Fraternidade Filhos de Maria é uma Associação privada de Fiéis, visando a evangelização, as obras de caridade, a promoção da espiritualidade mariana, o serviço e a obediência à Igreja.

Na Igreja existem, para além dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, as associações em que os fiéis, clérigos ou leigos, de acordo com o Código de Direito Canônico (cf. cc. 298-329), procuram vivenciar a graça batismal, assumindo sua vocação cristã no mundo a partir de um apostolado, com suas características próprias, e com uma espiritualidade em comum. Tem como objetivo fomentar  e promover a vocação cristã; exercer atividades de apostolado, de evangelização, obras de piedade e caridade; vivenciar a ordem temporal com o espírito cristão (cf. cc. 298, § 1; 215; 114). Estas associações denominam-se associações de fiéis, que segundo o Código de Direito Canônico são: Associações Públicas (cf. cân. 301) e Associações Privadas (cf. cân. 299).

Nos termos dos cânones 298 a 329 do atual Código de Direito Canônico, todos os fiéis (católicos) têm o direito de associação para apostolado, o que inclui fundar associações, autonomia estatutária e governo das associações. Quando são erigidas pela autoridade (cân. 301) são consideradas públicas; de contrário, serão sempre privadas. As associações visam a “evangelização, as obras de caridade, o culto e a presença do cristão na sociedade”.

CARISMA

O carisma dos Filhos de Maria é a obediência e o serviço, ambos para a Igreja, a partir de suas necessidades concretas, colocando seus dons e carismas a serviço, quer os dons infusos, quanto os efusos. Fomentar encontros de consagração à Virgem Maria e proporcionar eventos de espiritualidade para favorecer a experiência de um encontro pessoal com Jesus Cristo e a efusão do Espírito Santo para uma inserção na vida e comunhão com a Igreja.

MISSÃO

A missão é Evangelizar. Comunicar Jesus pelo anúncio da Palavra e Missão, a partir de encontros de evangelização e oração, e ações concretas pelas necessidades da própria Igreja.

FINALIDADE

Tem por finalidade servir a Igreja e promover a devoção à Virgem Maria, fomentar uma vida mais perfeita, promover iniciativas de evangelização, exercício de obras de piedade e caridade (cân. 298 §1).

Para se consagrar individualmente, e fazer parte da Fraternidade como Consagrado, é necessário enviar uma carta a Secretaria da Fraternidade, solicitando o acompanhamento. Ao receber a solicitação a Secretaria entra em contato para acompanhar e iniciar a preparação pessoal. A preparação consiste em um retiro pessoal de um mês, orientado com exercícios espirituais, leitura da Sagrada Escritura, oração pessoal, vivência sacramental e leitura do Tratado da Verdadeira Devoção. Após esse período participa-se de uma Missa em honra ao Imaculado Coração de Maria e após a Missa reza-se a oração de consagração e pede-se ao Sacerdote que presidiu a celebração que o revista da medalha de consagração dos Filhos de Maria.

Secretaria Geral da Fraternidade Filhos de Maria – Email filhosdemariacontatos@gmail.com

Para organizar um Grupo de Consagrados em sua Paróquia ou Comunidade é necessário primeiro ter a permissão, uma carta assinada pelo Pároco. A carta é enviada a Secretaria da Fraternidade solicitando o acompanhamento da Fraternidade. Ao receber a solicitação a Secretaria entra em contato com o solicitante e com o Pároco e é realizado uma visita para apresentação da Fraternidade, para que juntamente com o Pároco possam organizar datas para encontros de formação e preparação para a Consagração. A partir da consagração inicia-se um Grupo de Consagrados e o apostolado do Grupo se caracteriza conforme a necessidade local e orientação do Pároco.

Secretaria Geral da Fraternidade Filhos de Maria – Email filhosdemariacontatos@gmail.com

Como consagrados assumimos um compromisso pessoal com a vida espiritual, além dos compromissos de cristãos a partir da recepção dos sacramentos e da caridade, comprometemos à recitação do Terço Mariano todos os dias e nos sábados o Ofício da Imaculada Conceição. Para facilitar, foi elaborado um livro de Orações dos Filhos de Maria, contendo as orações básicas e um Devocionário, com diversas orações para auxiliar na espiritualidade.

A Igreja como um corpo é constituída de inúmeras espiritualidades, que em sua graça multiforme tem um único objetivo, a pessoa de Jesus Cristo. Os Filhos de Maria terão como sustento para a vida espiritual os Evangelhos, que visa formar na alma humana a pessoa de Jesus. São Paulo ensina que o caminho espiritual não tem outro objetivo do que formar Jesus em nós: “não sou mais eu que vivo mas é Cristo que vive em mim.”

A Fraternidade dos Filhos de Maria é um corpo associativo de fiéis cristãos batizados, consagrados a Maria, formado por homens e mulheres; jovens e adultos, solteiros, casados ou celibatários, que querem assumir a vivência mais profunda da consagração a Deus feita no Batismo e na Crisma, em função do apostolado, numa vida em fraternidade, conforme o estado de cada um. Tal vivência inspira-se na prática dos conselhos evangélicos, adaptada à vida secular. A integração destes diferentes estados é uma dimensão essencial para a constituição de uma vida fraterna.

Padre Ricardo Caricati é presbítero da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano. Ordenado no dia 29 de maio de 2011, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em João Monlevade, como Sacerdote exerce atualmente seu ministério na cidade de Rio Piracicaba (MG), como pároco da Paróquia São Miguel.

A partir do dia 24 de abril de 2011, iniciou seu oficio de evangelização na cidade de João Monlevade, assumindo a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São José Operário até o dia 23 de janeiro de 2016. Assume a Paróquia São Miguel, de Rio Piracicaba, em 24 de janeiro de 2016.

Em seu trabalho de Evangelização iniciou um grupo de Espiritualidade Mariana, grupo de fiéis para auxiliá-lo no trabalho de evangelização, a Fraternidade Filhos de Maria.

Em 2011 Padre Ricardo formou o primeiro grupo de fiéis, que em uma vida comum de oração e trabalho iniciaram um período de preparação para Consagração à Santíssima Virgem. No dia 01 janeiro de 2012, dia da Santa Maria Mãe de Deus, consagraram-se a Maria, e a serviço da Igreja para a Evangelização. Desde então o grupo realiza trabalhos de evangelização, de consagração à Virgem Maria, e encontros enfocando o resgate das famílias, a inserção de adultos, jovens e crianças na participação da vida da Igreja.

Contatos:
Praça Cel. Durval de Barros, 121, Centro 35940-000
Rio Piracicaba, Minas Gerais – Brasil
Telefones: (31) 3854-1976

Av. Getúlio Vargas, 5225, Lj 7 35930-003
João Monlevade, Minas Gerais – Brasil
Telefones: (31) 3852-1083

E-mail: pecaricati@yahoo.com.br
Faccebook: Padre Ricardo Caricati

Como parte de uma identidade histórica da Igreja, em todos os tempos surgiram realidades agregativas de fiéis, com carismas e objetivos em comum, compartilhando uma forma de vida com objetivo de anunciar e viver o Evangelho. O Papa Francisco, na Exortação Apostólica “Evangelli gaudium”, recorda que se alguma coisa nos deve santamente inquietar e preocupar a nossa consciência é que haja tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido e de vida. O convite a ser Igreja em saída leva a reler toda a vida cristã em chave missionária. A tarefa de evangelizar diz respeito a todos os âmbitos da Igreja: a pastoral ordinária, o anúncio àqueles que abandonaram a fé cristã, e particularmente àqueles que ainda não foram alcançados pelo Evangelho de Jesus, ou que sempre o recusaram. Neste trabalho imprescindível de nova evangelização é mais do que necessário reconhecer e valorizar os numerosos carismas capazes de despertar e alimentar a vida de fé do povo de Deus (Iuvenescit Ecclesia).

O grupo Filhos de Maria iniciou-se em 2011, a partir de um grupo de fiéis, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, juntamente com o Padre Ricardo Caricati, para uma vida de oração e partilha em comum, tendo como objetivo realizar trabalhos de evangelização, a partir das necessidades concretas da realidade paroquial, tornando-se, assim, através da espiritualidade mariana, disponíveis para todos os trabalhos e necessidades da Paróquia.

No dia 01 de janeiro de 2012, dia da Santa Maria Mãe de Deus, o grupo consagrou-se à Virgem Santíssima a serviço da Igreja. A partir disso, surgiu um grupo de evangelização, de pessoas consagradas para servir às necessidades reais, tendo Maria como modelo que, a partir do seu “sim”, entregou-se livremente a Deus, e cujo ato imediato após a sua entrega total foi a de servir sua prima Isabel. Consagrados para servir, foi o objetivo fundacional do grupo. Outros membros foram se associando, dando estrutura e corpo ao grupo, com carismas e serviços distintos, sendo organizados em ministérios de serviços, a partir da capacidade e do dom de cada um.

O grupo organizou um trabalho de divulgação da Consagração ao Imaculado Coração de Maria, estruturado em encontros de formação e promovendo eventos para esse fim. A partir desse trabalho de evangelização, surgiram outros encontros dedicados a crianças, jovens, adultos e famílias, valorizando a importância dos sacramentos, a participação na vida da Igreja, o uso dos sacramentais, e o valor da  vida de oração para sustentar o crescimento humano e espiritual. Encontros nas famílias e na comunidade paroquial, desenvolvendo e incentivando o uso da Sagrada Escritura e a busca de um caminho de crescimento espiritual para levar a conversão de vida e a disponibilidade para servir a Igreja. Dentro do grupo foram surgindo diversos voluntários para os serviços paroquiais, abarcando os ministérios e serviços que compõem a organização da Igreja paroquial.

O grupo foi sendo organizado e direcionado em funções de serviço, em vários ministérios, conforme a aptidão de cada um. Outros eventos para consagração foram organizados, e mais fiéis foram aderindo a consagração como um caminho para ajudar a vivenciar os compromissos do batismo, como membros ativos e participantes da vida eclesial.

Foi desenvolvida uma medalha, como sinal de consagração, e um devocionário para auxiliar nas orações diárias. Dentre os consagrados, foi organizado um grupo de evangelização e que promove eventos para manter a espiritualidade e vida de fé dos irmãos.  No decorrer da caminhada do grupo, foi se definindo a espiritualidade, carisma e missão.

A Medalha tem no centro a Imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecida também como a Virgem da Paixão. A imagem da Virgem é ladeada por dois anjos, São Miguel e São Gabriel, ambos carregando os instrumentos da Paixão do Senhor. A Virgem sustenta em seus braços o menino Jesus. Foi junto a cruz que Jesus apresentou e entregou a sua Mãe como a Mãe de todos os cristãos, na pessoa do discípulo amado. O termo Filhos de Maria nasce da paixão do Senhor, os Filhos de Maria nascem da Cruz de Nosso Senhor, do sofrimento redentor como sinal de obediência e serviço do Filho de Deus em favor da humanidade.

Organização

Os Membros da Fraternidade Filhos de Maria se distinguem em dois modos de compromisso: os Consagrados e os Servos.

Os Consagrados são todos os membros que fizeram a Consagração à Maria e fazem parte do Movimento, como membro da Fraternidade dos Filhos de Maria, assumindo os compromissos de Consagrados e vivendo uma presença atuante na vida da Igreja.

Os Servos são Consagrados chamados a um trabalho em comum de Evangelização, constituídos em diferentes ministérios de serviço, estruturalmente organizados em: Conselho, Coordenadores, Servos e Amigos.

Eventos e Patronos

Há grupo de Cenáculos de Consagrados em:

João Monlevade, Rio Piracicaba, Itabira, Barão de Cocais, Catas Altas, Santa Barbara, Nova Era, Bela Vista de Minas, São Gonçalo, São Domingos do Prata, Belo Horizonte, etc.

Os Cenáculos de Consagrados são encontros semanais de oração, organizados pelo Núcleo de Servos coordenadores de Ministérios para sustentar a vida espiritual dos consagrados.

Os Cenáculos de Evangelização são encontros organizados ao longo do ano para sustentar a espiritualidade dos Consagrados e promover a evangelização.

Os Cenáculos de Consagrados são locais, onde acontece a vida eclesial do consagrado. Os Cenáculos de Evangelização tem dimensão missionária e de comunhão, podendo ser organizado por grupos de Cenáculos de Consagrados para objetivos de trabalhos em comum.

São eventos promovidos pelos Cenáculos de Consagrados, conforme a realidade local, como Cenáculo de Cura e Libertação, 1o Sábado, Quinta de Bênçãos, Cenáculo de Oração, Experiência com o Espírito Santo, Cantinho de Maria, Tamojunto jovem, Cenáculo nas famílias, Tarde de Cenáculo, Shows de Evangelização, Campanhas promocionais e assistenciais, e outros.

A centralidade de toda a Fraternidade é Cristo. Os Patronos da Fraternidade são exemplos e modelo de inspiração para a vida eclesial consagrada, como caminho para seguir os passos de Jesus. A Fraternidade tem como espiritualidade a devoção à virgem Maria, São João Paulo II, São Padre Pio, Santa Gemma Galgani e Beata Helena Guerra.

A Virgem Maria como inspiração de serviço e obediência perfeita à Santíssima Trindade. São João Paulo II como exemplo de missão e trabalho incansável a favor de toda Igreja; São Padre Pio como modelo de vida transformada pela oração; Santa Gemma Galgani como expressão de obediência plena e segura à Igreja, e Beata Helena Guerra como servidora da graça do Espírito a serviço, ensinando a colocar a graça, como dom, recebido de Deus a favor da Igreja.

A devoção aos Santos Anjos, também marcam a espiritualidade da Fraternidade, a São Miguel, São Rafael, São Gabriel e ao Santo Anjo da Guarda.

Acesso Restrito