Preparação para consagração à Maria

CONSAGRAÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM COMO FILHOS DE MARIA

O Consagra-te é um evento mariano, com objetivo de consagrar os cristãos ao Imaculado Coração da Virgem Santíssima, tornando-se Filhos e Filhas de Maria. A Consagração à Santíssima Virgem é uma prática de devoção antiquíssima e remonta aos primeiros séculos da Igreja. Vários santos da Igreja se consagraram de um modo muito particular às mãos de Maria. Com o passar dos séculos, esse ato de consagrar-se à Maria experimentou uma admirável evolução no sentido de que, cada vez melhor se compreende o que esta prática significa na vida cristã. Com São Luís Maria Grignon de Montfort, pelo livro “O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, a doutrina e a prática tornaram-se populares.

A Consagração consiste numa entrega total de si mesmo a Nossa Senhora, para que, por meio dela, possamos mais perfeitamente pertencer a Deus. A finalidade desta entrega a Nossa Senhora é nos unir a Jesus Cristo e nos fazer crescer em sua graça. Entreguemo-nos totalmente a Nossa Senhora para que Ela nos ensine a cumprir em nossa vida a Santíssima vontade de Deus como Filho de Maria.

A preparação consiste em:

1 – Inscrever-se em um grupo de preparação para a consagração, espalhados por todo o país, através da Campanha Nacional de Consagração à Virgem Santíssima;

2 – Ler o livro de São Luís Maria de Montfort, “O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”;

2 – Participar de encontros de formação para a Consagração, ou buscar formação em CD de palestras ou livros que abordem o assunto;

3 – Rezar as orações de preparação durante as 4 semanas que antecedem a consagração.

4 – Fazer uma confissão individual antes da consagração.

5 – Participar da Missa de Consagração à Virgem Santíssima.

6 – Rezar na Missa de Consagração a oração de Consagração à Maria e ser revestido da medalha de Nossa Senhora.

7 – Renovar a Consagração uma vez por ano em uma Missa em honra a Nossa Senhora.

As Orações de Preparação:

As orações tem como objetivo preparar para a consagração, tem a duração de 30 dias. Casa semana há orações específicas e leituras bíblicas referente ao tema de preparação. Na primeira semana de preparação é um momento de conhecer a si mesmo. Na segunda semana é conhecer Nossa Senhora. Na terceira é conhecer Jesus Cristo, e na quarta um aprofundamento sobre o sentido e exigências da consagração.

FacebookTwitterWhatsApp