Apresentação

A Fraternidade Filhos de Maria é uma Associação privada de Fiéis, visando a evangelização, as obras de caridade, a promoção da espiritualidade mariana, o serviço e a obediência à Igreja.


Na Igreja existem, para além dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, as associações em que os fiéis, clérigos ou leigos, de acordo com o Código de Direito Canônico (cf. cc. 298-329), procuram vivenciar a graça batismal, assumindo sua vocação cristã no mundo a partir de um apostolado, com suas características próprias, e com uma espiritualidade em comum. Tem como objetivo fomentar  e promover a vocação cristã; exercer atividades de apostolado, de evangelização, obras de piedade e caridade; vivenciar a ordem temporal com o espírito cristão (cf. cc. 298, § 1; 215; 114). Estas associações denominam-se associações de fiéis, que segundo o Código de Direito Canônico são: Associações Públicas (cf. cân. 301) e Associações Privadas (cf. cân. 299).


Nos termos dos cânones 298 a 329 do atual Código de Direito Canônico, todos os fiéis (católicos) têm o direito de associação para apostolado, o que inclui fundar associações, autonomia estatutária e governo das associações. Quando são erigidas pela autoridade (cân. 301) são consideradas públicas; de contrário, serão sempre privadas. As associações visam a “evangelização, as obras de caridade, o culto e a presença do cristão na sociedade”.


FacebookTwitterWhatsApp