Histórico da Fraternidade

Como parte de uma identidade histórica da Igreja, em todos os tempos surgiram realidades agregativas de fiéis, com carismas e objetivos em comum, compartilhando uma forma de vida com objetivo de anunciar e viver o Evangelho. O Papa Francisco, na Exortação Apostólica “Evangelli gaudium”, recorda que se alguma coisa nos deve santamente inquietar e preocupar a nossa consciência é que haja tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido e de vida. O convite a ser Igreja em saída leva a reler toda a vida cristã em chave missionária. A tarefa de evangelizar diz respeito a todos os âmbitos da Igreja: a pastoral ordinária, o anúncio àqueles que abandonaram a fé cristã, e particularmente àqueles que ainda não foram alcançados pelo Evangelho de Jesus, ou que sempre o recusaram. Neste trabalho imprescindível de nova evangelização é mais do que necessário reconhecer e valorizar os numerosos carismas capazes de despertar e alimentar a vida de fé do povo de Deus (Iuvenescit Ecclesia).


O grupo Filhos de Maria iniciou-se em 2011, a partir de um grupo de fiéis, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, juntamente com o Padre Ricardo Caricati, para uma vida de oração e partilha em comum, tendo como objetivo realizar trabalhos de evangelização, a partir das necessidades concretas da realidade paroquial, tornando-se, assim, através da espiritualidade mariana, disponíveis para todos os trabalhos e necessidades da Paróquia.


No dia 01 de janeiro de 2012, dia da Santa Maria Mãe de Deus, o grupo consagrou-se à Virgem Santíssima a serviço da Igreja. A partir disso, surgiu um grupo de evangelização, de pessoas consagradas para servir às necessidades reais, tendo Maria como modelo que, a partir do seu “sim”, entregou-se livremente a Deus, e cujo ato imediato após a sua entrega total foi a de servir sua prima Isabel. Consagrados para servir, foi o objetivo fundacional do grupo. Outros membros foram se associando, dando estrutura e corpo ao grupo, com carismas e serviços distintos, sendo organizados em ministérios de serviços, a partir da capacidade e do dom de cada um.


O grupo organizou um trabalho de divulgação da Consagração ao Imaculado Coração de Maria, estruturado em encontros de formação e promovendo eventos para esse fim. A partir desse trabalho de evangelização, surgiram outros encontros dedicados a crianças, jovens, adultos e famílias, valorizando a importância dos sacramentos, a participação na vida da Igreja, o uso dos sacramentais, e o valor da  vida de oração para sustentar o crescimento humano e espiritual. Encontros nas famílias e na comunidade paroquial, desenvolvendo e incentivando o uso da Sagrada Escritura e a busca de um caminho de crescimento espiritual para levar a conversão de vida e a disponibilidade para servir a Igreja. Dentro do grupo foram surgindo diversos voluntários para os serviços paroquiais, abarcando os ministérios e serviços que compõem a organização da Igreja paroquial.


O grupo foi sendo organizado e direcionado em funções de serviço, em vários ministérios, conforme a aptidão de cada um. Outros eventos para consagração foram organizados, e mais fiéis foram aderindo a consagração como um caminho para ajudar a vivenciar os compromissos do batismo, como membros ativos e participantes da vida eclesial.


Foi desenvolvida uma medalha, como sinal de consagração, e um devocionário para auxiliar nas orações diárias. Dentre os consagrados, foi organizado um grupo de evangelização e que promove eventos para manter a espiritualidade e vida de fé dos irmãos.  No decorrer da caminhada do grupo, foi se definindo a espiritualidade, carisma e missão.


FacebookTwitterWhatsApp