Pequeno exorcismo do Papa Leão XIII

No ano de 1884 o grande pontífice Leão XIII fez publicar a oração chamada por muitos de “Pequeno Exorcismo de Leão XIII”.  Este pequeno exorcismo não se confunde, nem pode confundir, com o Exorcismo Solene da Igreja, o Grande Exorcismo rezado sempre por sacerdote autorizado expressamente pelo Bispo. O pequeno exorcismo de Leão XIII é, diferentemente, uma oração para uso privado, que o Papa quis colocar ao alcance de todo bom católico nas dificuldades da vida.

‘‘O pecado dá, por seu lado, ocasião à intervenção ativa, em nós e no nosso mundo, de um agente obscuro e inimigo, o demônio. O mal não é só uma deficiência, mas também uma força ativa, é ação de um ser vivo espiritual, pervertido e perversor. Terrível, misteriosa e inquietante realidade!’’ (Papa Paulo VI em 15/11/1972)

 

ORAÇÃO DE EXORCISMO

O pequeno exorcismo de S. Santidade Leão XIII é, diferentemente, uma oração para uso privado, que o Papa quis colocar ao alcance de todo bom católico nas dificuldades da vida. Ele é por isso uma maravilhosa arma para o combate espiritual, quando receitado com fé viva, muita firmeza e prudência, e um grande amor a Deus. Esta atitude do fiel é uma atitude de combate espiritual. A oração pode ser recitada todos os dias pelos próprios fiéis: homens, mulheres, tanto na Igreja como em casa. Pode-se rezar em particular ou, o que é preferível,  ou em família em grupos de 2 ou 3 pessoas.

ORAÇÃO INICIAL

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

O Deus, Pai todo-poderoso, que quer salvar todo ser humano, esteja conosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

SALMO 91 (90)

Você que habita ao amparo do Altíssimo, e vive à sombra do Onipotente, diga a Javé: «Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus, eu confio em ti!» Ele livrará você do laço do caçador, e da peste destruidora. Ele o cobrirá com suas penas, e debaixo de suas asas você se refugiará. O braço dele é escudo e armadura. Você não temerá o terror da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a epidemia que caminha nas trevas, nem a peste que devasta ao meio-dia. Caiam mil ao seu lado e dez mil à sua direita, a você nada atingirá. Basta que você olhe com seus próprios olhos, para ver o salário dos injustos, porque você fez de Javé o seu refúgio e tomou o Altíssimo como defensor.  A desgraça jamais o atingirá, e praga nenhuma vai chegar à sua tenda, pois ele ordenou aos seus anjos que guardem você em seus caminhos. Eles o levarão nas mãos, para que seu pé não tropece numa pedra.  Você caminhará sobre cobras e víboras, e pisará leões e dragões. «Eu o livrarei, porque a mim se apegou. Eu o protegerei, pois conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu responderei. Na angústia estarei com ele. Eu o livrarei e glorificarei. Vou saciá-lo de longos dias e lhe farei ver a minha salvação».

LADAINHA DE TODOS OS SANTOS

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós.        

São Miguel,

Santos Anjos de Deus

Santo Elias profeta

São João Batista,

São José,

São Pedro e São Paulo,

Santo André,

São Tiago,

São João,

São Tomé,

São Filipe,

São Bartolomeu,

São Mateus,

São Simão,

São Tadeu,

São Matias,

Santa Maria Madalena,

Santo Estevão e São Lourenço,

Santa Perpétua e Felicidade,

Santa Inês,

São Gregório,

Santo Agostinho,

Santo Atanásio,

São Basílio,

São Martinho,

São Bento,

São Francisco de Assis,

Santo Antônio de Pádua,

São Domingos,

Santo Tomás de Aquino,

São Bernardo,

Santa Catarina de Sena,

Santa Teresa de Jesus,

São João da Cruz,

São João Maria Vianney,

São Vicente de Paulo,

São João Bosco,

São Geraldo Magela,

São Pio de Pietrelcina,

Santa Paulina,

Santo Antonio Galvão,

Beato João XXIII,

Beata Teresa de Calcutá,

Beata Irmã Dulce

Beato Padre Eustáquio,

Beato João Paulo II,

Todos os Santos e Santas de Deus

Sede-nos propício,

livrai-nos, Senhor

De todo mal,

De todo pecado,

Das insídias do demônio,

Da morte eterna,

Pela Vossa encarnação,

Pelo vosso santo jejum,

Pela vossa cruz e paixão,

Pela vossa morte e sepultura,

Pela vossa santa ressurreição,

Pela vossa ascensão,

Pela efusão do Espírito Santo,

Cristo, ouvi-nos.

Cristo, atendei-nos.

Ó Deus, sempre pronto a compadecer-vos e a perdoar, atende à nossa súplica, abençoai e libertai a mim, a minha família, e essa casa, na vossa bondade de Pai, de toda espécie de mal. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

PEQUENO EXORCISMO DE S.S. LEÃO XIII

(Publicado por sua ordem em 1884, para uso público e privado, por parte de sacerdotes)

+ Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

(Segurar um crucifixo até o fim do exorcismo)

ORAÇÃO A S. MIGUEL ARCANJO

Gloriosíssimo Príncipe dos Exércitos celestes, S. Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate contra os principados e as potestades, contra os chefes deste mundo de trevas, contra os espíritos malignos espalhados pelos ares (Ef. VI, 10-12).

Vinde em auxílio dos homens que Deus fez à Sua imagem e semelhança, e resgatou com grande preço da tirania do Demônio (Sab. II, 23-24; I Cor. VI, 20).

É a vós que a Santa Igreja venera como seu guardião e patrono, vós a quem o Senhor confiou as almas resgatadas para as introduzir na felicidade celeste. Suplicai, pois, ao Deus da Paz, que esmague Satanás sob os nossos pés a fim de lhe tirar o poder para prejudicar a igreja. Apresentai ao Altíssimo as nossas orações para que depressa desçam sobre nós as misericórdias do Senhor. E sujeitai a antiga serpente –que não é outro senão o Diabo ou Satanás –para o precipitar encadeado nos Abismos, de modo que não possa, nunca mais, seduzir as nações. (Apoc. 20,1-3).

EXORCISMO

Em nome de Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor, com a intercessão da Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus, de S. Miguel Arcanjo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, e de todos os santos, apoiados na autoridade sagrada: da Santa Igreja Católica  nós empreendemos, com confiança, a batalha para afastar os ataques e as emboscadas do Demônio.

SALMO 68(67)

Levanta-se o Senhor e sejam dispersos os seus inimigos! Fujam diante d’Ele aqueles que O odeiam! Desvaneçam como se desvanece o fumo. E como se derrete a cera ao fogo, assim pereçam os pecadores diante da face de Deus.

Eis a Cruz do Senhor, fugi potências inimigas!

Venceu o leão da tribo de Judá,

o descendente de Davi.

Venha a nós, Senhor, a Vossa misericórdia!

Pois, em Vós, nós esperamos.

Nós te exorcizamos, espírito imundo, potência satânica, invasão do inimigo infernal, legião, reunião ou seita diabólica. Em nome e pela virtude de Nosso Senhor Jesus Cristo +, sejas expulso da Igreja de Deus, das almas criadas à imagem de Deus e resgatadas pelo precioso Sangue do Divino Cordeiro + . Desde este momento, não te atrevas mais, pérfida serpente, a enganar o gênero humano, perseguir + a Igreja de Deus e sacudir e joeirar como o trigo os eleitos de Deus +. Manda-te o Deus Altíssimo +, ao qual, na tua grande soberba, presumes ainda ser semelhante. Ele “que deseja que todos os homens se salvem e conheçam a verdade”. (I Tim.2, 4).

Manda-te Deus Pai + Manda-te Deus Filho + Manda-te Deus Espírito Santo + Manda-te o Cristo, Verbo Eterno de Deus feito carne +. Ele que para salvação da nossa progênie perdida por tua inveja, se humilhou e “tornou obediente até a morte” (Fil. 2, 8)

Ele que edificou a Sua Igreja sobre pedra firme e prometeu que as portas do inferno não prevaleceriam jamais contra Ela, querendo permanecer com Ela “todos os dias até o fim do mundo” (Mat. 28, 20). Manda-te o sinal sagrado da Cruz +, e a virtude de todos os mistérios da nossa Fé Cristã +. Manda-te a poderosa Mãe de Deus, a Virgem Maria +, que desde o primeiro instante da sua Imaculada Conceição, pela sua humildade esmagou a tua cabeça orgulhosa. Manda-te a fé dos santos Apóstolos Pedro e Paulo, e dos outros apóstolos +. Manda-te o sangue dos mártires e a piedosa intercessão de todos os Santos e Santas +.

Então, dragão amaldiçoado e toda a legião diabólica, nós te esconjuramos: Pelo Deus + Vivo, pelo Deus + Verdadeiro, pelo Deus + Santo, pelo Deus que tanto amou o mundo que lhe deu Seu único Filho, para que quem creia n’Ele não pereça mas tenha a Vida Eterna (Jo, 3, 14 e 15).

CESSA de enganar as criaturas humanas e de derramar sobre elas o veneno da condenação eterna: CESSA de danificar a Igreja e de armar laços à sua liberdade. VAI-TE Satanás, inventor e mestre de enganos, inimigo da salvação dos homens. CEDE o lugar a Cristo, em Quem não encontraste nada das tuas obras; CEDE o lugar à Igreja, Una, Santa, católica e Apostólica, que o próprio Cristo adquiriu com o Seu Sangue.

HUMILHA-TE sob a poderosa Mão de Deus; treme e foge à invocação, feita por nós, do Santo e terrível nome de Jesus que faz tremer o inferno; a Quem as Virtudes dos Céus, as Potestades e as Dominações estão submissas; e que os Querubins e os Serafins louvam sem cessar dizendo: “Santo, Santo, é o Senhor o Deus dos Exércitos”.

Senhor ouvi a minha oração. E chegue a Vós o meu clamor. “Santo, Santo, é o Senhor o Deus do universo, os céus e a terra proclamam a Vossa glória. Hosana, nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.

BREVE BÊNÇÃO DE SANTO ANTÔNIO

Eis a Cruz do Senhor; fugi potências inimigas!

Venceu o Leão da tribo de Judá, o Filho de Davi!

O Senhor Jesus Cristo esteja junto de nós para nos defender; dentro de nós, para nos conservar; à frente de nós, para nos guiar; atrás nós, para nos guardar; sobre nós para nos abençoar, Ele que, como o Pai e o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

ORAÇÃO FINAL

Deus do Céu, Deus da Terra, Deus dos Anjos, Deus dos Arcanjos. Deus dos Patriarcas, Deus dos Profetas, Deus dos Apóstolos. Deus dos Mártires, Deus dos confessores, Deus das virgens. Deus que tendes o poder de dar a vida depois da morte, o repouso depois do trabalho;  Porque não há outro Deus senão Vós; e não pode haver outro a não ser Vós; o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, cujo Reino não terá fim; Com humildade suplicamos que a Vossa Gloriosa Majestade se digne livrar-nos poderosamente, e guardar-nos sãos e salvos de todo o poder, laço, mentira e malvadez dos espíritos infernais. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Das emboscadas do Demônio, livra-nos Senhor. Dignai-vos conceder à vossa Igreja a segurança e a liberdade para Vos servir. Nós Vos suplicamos, ouvi-nos Senhor. Dignai-vos humilhar os inimigos da Santa Igreja. Nós Vos suplicamos, escutai-nos Senhor. (Aspergir com água benta as pessoas e o lugar).

Rezar: Lc 1, 46 – 55 ou Lc 1, 67 – 79 – Pai-Nosso

INVOCAÇÃO DA BÊNÇÃO DE DEUS

Visitai, Senhor, esta morada e afastai dela as ciladas do inimigo; habitem nela os vossos Santos Anjos e nos guardem em paz; e a vossa bênção esteja sempre conosco. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.+ Amém. (Rezar: Ave Maria)

Aconteceu então uma batalha no céu: Miguel e seus Anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão batalhou juntamente com os seus Anjos, mas foi derrotado, e no céu não houve mais lugar para eles. Esse grande Dragão é a antiga Serpente, é o chamado Diabo ou Satanás. É aquele que seduz todos os habitantes da terra. O Dragão foi expulso para a terra, e os Anjos do Dragão foram expulsos com ele. Ouvi, então, uma voz forte no céu, proclamando: ‘‘Agora realizou-se a salvação, o poder e a realeza do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo.’’ (Ap 12, 7-10)

FacebookTwitterWhatsApp