Palavra do Fundador

Precisamos da fé para nos sustentar nas tempestades da vida. Sem fé em Deus somos tomados pelo medo. Precisamos confiar em Deus nos momentos de dificuldades. Acreditar Nele nos momentos que parece que a tempestade vai afundar o barco.

Queremos hoje refletir sobre o Evangelho que o Papa Francisco utilizou para dar a sua benção sobre o povo de Roma e sobre o mundo, nesse momento dão difícil para toda humanidade, devido a Pandemia do Corona Vírus.

Na função de Pastor ele utilizou o Evangelho que fala do momento que Jesus estava no barco com os discípulos e veio sobre eles uma tempestade muito forte, a ponto do barco quase afundar. E os discípulos com medo, desesperados no barco, e Jesus no barco, dormia. Os discípulos acordam Jesus, dizendo: Senhor, não te importa que estamos perecendo. Jesus vai dizer, homens de pouca fé. Ordena o mar e os ventos e tudo volta a calma como antes.

O papa Francisco, falando sobre esse evangelho, vai dizer que: “À semelhança dos discípulos do Evangelho, fomos surpreendidos por uma tempestade inesperada da pandemia. Diante disso, percebemos que estamos todos  no mesmo barco, todos frágeis e desorientados mas ao mesmo tempo juntos diante do Senhor: todos chamados a remar juntos, todos carecidos de mútuo encorajamento. E, neste barco, estamos todos. Tal como os discípulos que, falando a uma só voz, dizem angustiados «vamos perecer» (cf. 4, 38), assim também nós percebemos de que não podemos no caminho seguir cada um por conta própria, mas só o conseguiremos juntos.

Enquanto os discípulos se sentem desesperados e com medo, Ele dorme tranquilamente, confiado no Pai (é a única vez no Evangelho que vemos Jesus a dormir). Acordam-No; mas, depois de acalmar o vento e as águas, Ele volta-Se para os discípulos em tom de censura e diz: «Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?» (4, 40).”

A tempestade mostra nossa fragilidade e deixa a descoberto as falsas seguranças que o mundo nos oferece. Somente o Senhor pode nos conceder a verdadeira segurança diante de qualquer situação.

«Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?» O Senhor, lança um apelo, um apelo à fé. O início da fé é reconhecer-se necessitado de salvação, necessitado da ação e da proteção de Deus. Não somos autossuficientes, sozinhos afundamos: precisamos do Senhor como os antigos navegadores precisavam das estrelas. Convidemos Jesus a subir para o barco da nossa vida. Devemos colocar em suas mãos os nossos medos, para que Ele os vença. Com Ele a bordo, experimentamos que não há naufrágio. Ele torna serena as nossa tempestade, porque, com Deus, a vida não morre jamais.

E se Jesus está no barco, por mais forte que seja a tempestade o barco não afunda. Se você tem o Senhor no seu barco, ele não vai afundar, pode enfrentar as tempestades, os desafios, as dificuldades, mas se o Senhor está dentro dele ele não vai afundar. Seu barco não vai afundar. Na hora certa o Senhor vai dizer: silencie a tempestade, acalme o mar. Precisamos confiar.

O Senhor no evangelho no ensina que no meio da tempestade precisamos buscar nele a segurança. Temos uma âncora: a sua cruz, por onde fomos salvos, por isso não podemos deixar o medo tomar conta do nosso coração.

Deixo aqui as Palavras do Santo Padre o Papa diante da tempestade que vivemos:

«Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?» Queridos irmãos e irmãs, deste lugar que se mantem a fé rochosa de Pedro, quero entregar a todos ao Senhor, pela intercessão de Nossa Senhora, saúde do seu povo, estrela do mar em tempestade. Desta coluna que sustenta Roma e o mundo desça sobre vós, como um abraço consolador, a bênção de Deus.

Que o Senhor, abençoe o mundo, traga saúde aos corpos e conforto aos corações! Pedes-nos para não ter medo; a nossa fé, porém, é fraca e sentimo-nos temerosos. Mas Tu, Senhor, não nos deixes à mercê da tempestade. Continua a repetir-nos: «Não tenhais medo!» (Mt 14, 27). E nós, juntamente com Pedro, «confiamos-Te todas as nossas preocupações, porque Tu tens cuidado de nós» (cf. 1 Ped 5, 7). Palavras do papa Francisco.

Deus abençoe seu dia. Nada temer, Se o Senhor está contigo, esse barco não afunda, entregue ao Senhor suas preocupações pois ele tem cuidado de vos.

Saúde e Paz. Deus abençoe. Forte abraço. Que vivamos esse mês do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria na presença do Senhor. O Senhor é o seu pastor, nada te faltará.

Deus abençoe

Padre Ricardo Caricati

FacebookTwitterWhatsApp